Sobre o Tucuruvi

Tucuruvi é um distrito situado na zona norte da cidade brasileira de São Paulo pertencente à Subprefeitura de Santana-Tucuruvi.

O Bairro Tucuruvi é atendido pela linha 1 do Metrô de São Paulo nas estações Parada Inglesa e Tucuruvi. Destaca-se o Jardim França, bairro nobre localizado em sua extensão.

O nome Tucuruvi tem origem no tupi-guarani e significa gafanhoto verde, inseto que era muito encontrado em fazendas da região. O gafanhoto é a mascote da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi.

Tucuruvi transformou-se em distrito entre 1900 e 1950. O primeiro núcleo de povoamento da região ocorreu em 1903, quando o inglês William Harding comprou terrenos região. A área comprada e arredores formaram o bairro Parada Inglesa.

O sítio Pedregulho pertencia a Bento Ribeiro da Silva que o vendeu a Mariano Antônio Pedro por 128 contos de réis. Esta propriedade passou para Ignácio Joaquim por 158 contos de réis, que a deixou como herança para seu filho Claudino Ignácio Joaquim.

Em 1914, começou a nascer um bairro importante do Tucuruvi – a Vila Mazzei, quando Claudino Ignácio Joaquim vendeu o sítio Lavrinhas - ex Pedregulho para o italiano Henrique Mazzei, que teve a grande idéia de fazer uma divisão em loteamentos dos 500 mil metros quadrados em lotes de 10x40 e 10x50, ocupados por pomares e jardins que aproveitavam o declive acentuado dessa região, vendendo-os em pequenas prestações.

Em terreno cedido pelos Mazzei, foi iniciada em 1918, a construção da Igreja Menino Jesus, na atual avenida Mazzei. O distrito manteve aspectos rurais durante muito tempo. O Tramway Cantareira que ligava o centro até a Serra da Cantareira desenvolveu o em torno de suas estações. O mesmo trem era um dos únicos meios de transporte dos seus moradores até a década de 60.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Tucuruvi

Blog do Guia do Bairro Tucuruvi

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Norte

Barro Branco, Casa Verde, Santana, Parada Inglesa, Vila Medeiros, Jaçanã, Vila Gustavo e Vila Guilherme

Dados Principais sobre o Tucuruvi

População 88.566 hab. (2010)
Renda média R$ 1.536,56
IDH 0,892 - elevado
Subprefeitura Santana - Tucuruvi
Região Administrativa Norte
Área Geográfica 6

Vídeo sobre o bairro do Tucuruvi
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Tucuruvi

Mapa Tucuruvi - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres do Tucuruvi

 

   

  Sobre o EncontraTucuruvi
Fale com EncontraTucuruvi
Anuncie no EncontraTucuruvi
Cadastre sua Empresa no EncontraTucuruvi (grátis)



Termos EncontraTucuruvi | Privacidade EncontraTucuruvi


Bandeira da cidade de São Paulo